quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ismael Pinheiro Presidente do CCDS de Camocim é nomeado parceiro da Secretaria de Segurança Publica

O CCDS de Camocim na pessoa do seu presidente Ismael Pinheiro recebeu a comenda como parceiro da Secretaria de Segurança Publica nos festejos da semana da Policia Civil, no anfieteatro da sua propria sede em 18 de abril de 2011.


Ismael Pinheiro (Presidente do CCDS de Camocim), Coronel Dantas(Superintedente da Policia Civil), Coronel Williams (doordenador geral do CCDs do Estado do Ceará

Coronel Dantas(Superintedente da Policia Civil), Coronel Williams (doordenador geral do CCDs do Estado do Ceará), Coronel Bezerra 9Secretario de Segurança Publica do Estado do Ceara) e Ismael Pinheiro (Presidente do CCDS de Camocim)

Capitão Aguiar, presidente do CCDS Camocim e representantes do CCDS de varias localidades metropolitanas de Fortaleza.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

V Encontro do CCDS Satelite - Bairros Cruzeiro, Rodagem do Lago, Praia e São Pedro


O V encontro aconteceu na escola de Ensino fundamental General Compos. Esse foi onde tivemos o maior numero de participantes 441 membros da comunidade. Foram dicutidos varios temas como gangues, violencia na escola, praças abandonadas, sem iluminação publica, a mercê de traficantes e usuarios de drogas, prenunciando umas futuras cracolandias dentro de Camocim.


Mesa das autoridades

Denuncia de crianças estudando no turno da noite.

Denuncia de falta de iluminação na comunidade

Denuncia de Praças abandonadas


Presidente do sindicato dos pescadores reivindicando mais ação da policia aos grupos de vandalos.


Denuncia de agreções dentro da escola e discriminação.

Denuncia de violencia e falta de policias no GPM1


Denuncia de violencia envolvendo menores dentro da escola e na rua.

Denuncia de violencia na escola e abandono dos pais para com os seus filhos.

IV Encontro do CCDS Satelite - Distrito Lagoa da Torta

O IV encontro realizado na região rural do município de Camocim, no distrito Lagoa da Torta foi um sucesso de reivindicações estiveram presente aproximadamente 130 pessoas da comunidade. Os assuntos discutidos foram: - Posto de saude funcionando 24/hs, - construão de um colegio estadual, - ampliação do abasteciemento de água, - Construção e reforma da passagem molhada entre andreas e Torta e - Mais telefones publicos funcionando.

O Presidente satélite do setor rural Sr. Benedito agradecendo a presença das autoridades. Compondo a mesa Sr. Aderaldo Lima, Diretor de ralações publicas do CCDS Central e representante do conselho Tutelar, Pr. Da igreja evangélica da comunidade, Verador Juliano Cruz representante legislativo, Presidente do CCDS Central Dr. Ismael Pinheiro, diretora da escola municipal Dom Frei Francisco Timoteo Senhorita Sandra, Sub comandante da policia militar Capitão Charles representando o Comandante da Policia Militar Major Assis.

Representante da comunidade relatando a experiência que ele tem  dentro da sua própria casa, onde os seus  filhos são adolescentes mas que ele os mantém sob "rédia" curta. Pois ele sabe que os pais tem sua parcela de culpa no desvio dos  jovens, onde os responsáveis  não tem a determinação de educá-los, por isso os traficantes e mal feitores educam por eles.


Alunos da escola apresentando uma parodia de combate as drogas.

Cabo Meneses e Soldado Maia representando a PM tur.
Alunos encenando uma peça de combate as drogas.



III Encontro do CCDS

O III encontro do CCDS aconteceu na escola municipal Coronel Liborio, onde encontramos uma dificuldade  a presença da comunidade e até mesmo das autoridades, estamos nos questionando se por falta de ação de nossos conselheiros ou da liderança da diretoria da escola mas remarcamos para uma nova data onde buscamos mais apego, não só da diretoria da escola como também das nossas lideranças do CCDS. Mesmo assim foi um encontro proveitoso no sentido de que fizemos uma atuação com os jovens e tivemos uma resposta além do esperado, que foi uma participação maciça e com grandes reivindicações, acreditando eu que compensou a ausência dos pais da comunidade.
Adolescentes da escola municipal Coronel Liborio ouvindo ao palestrante do CCDS com atenção.
Mesa das autoridades composta pelos seguintes integrantes: 1ª Secretaria do CCDS Central Srª Valdira, Conselheiro fiscal do CCDS Central Sr Bil, Representante do Tenente Alexandre comandante do ronda do quarteirão, representante do comandante da policia militar Major Assis, Presidente do CCDS Central Dr. Ismael Pinheiro, Presidente do CCDS satélite (Brasilia, Olinda, Coqueiros) Sr. Audisio Veras. 
Diretor da escola Coronel Liborio dando palavras de agradecimento a atuação do CCDS satélite no bairro Brasilia, Olinda e Coqueiro pela iniciativa da mobilização popular, provocando a  interação comunidade, órgãos de Segurança Publica e gestores minicipais. 
Mesa das autoridades

Presidente do CCDS central agradecendo a presença de todos e dando os motivos e as vantagens que a comunidade tem ao se organizar para se tornarem fortes e terem voz ativa diante das autoridades.
Como de praxe a todos os eventos realizados o Dr. Ismael Pinheiro,  para fortalecer a aproximação  da comunidade e CCDS, presenteia com um botton do CCDS o membro da comunidade que acolhe os nossos encontros.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

II Encontro satelite

O II Encontro realizado no colégio Francisco Ottoni Coelho bairro Boa Esperança, onde os participantes puderam expor suas reinvidicações para as autoridades presente. Os temas discutidos foram: violência, falta de infra estrutura e drogas.
Comunidade presente na reunião do CCDS satélite
Denuncia ás autoridades presentes de violência e falta de infra estrutura (ruas sem capinar e falta de iluminação publica que contribuem com a marginalidade).

Presidente do CCDS(Ismael Pinheiro) agradecendo a comunidade presente, as lideranças comunitárias e as autoridades presentes pela presença e pelo envolvimento nesses temas tão aflitivos e reais na sociedade nos dias de hoje.
Comunidade, Professores e Ronda do quarteirão presente á reunião do CCDS Satélite da Boa Esperança.
Cidadão denunciando fatos de violência na comunidade e denuncia também de falta de infra estrutura, inclusive sendo anotado pelo vereador da situação da prefeitura municipal.
Cidadã também tomando o seu lugar na frente das autoridades solicitando mais empenho, tanto da Segurança Publica como dos órgãos Municipais.
Presidente do CCDS (Ismael Pinheiro) agradecendo a comunidade presente, as lideranças comunitárias e as autoridades presentes pela presença e pelo envolvimento nesses temas tão aflitivos e reais na sociedade nos dias de hoje.
Vereador Emanuel Vieira  Discursando na reunião
Sub comandante capitão Charles Discursando na reunião.
Tenente Alberdan responsável pelo ronda do quarteirão de Camocim discursando na reunião do CCDS satélite da Boa esperança.
Autoridades presentes na reunião:Vereadora Iracilda, Vereadores Emanuel Vieira e Kleber Trévia, Seu Carvalho líder comunitário e presidente da associação da Boa Esperança, Seu Dionísio Dantas vice presidente do CCDS Central, Ismael Pinheiro presidente do CCDS Central, Capitão Charles Sub comandante da Policia Militar, Tenente Alberdan Representante do ronda do quarteirão.


I Encontro Satelite do CCDS - Jardim da Oliveiras / Cidade com Deus / Santana – Reunião realizada na associação de moradores.

O CCDS Central, junto com os CCDS  Satélites realizam reuniões previamente agendadas com a comunidade nas associações ou colégios locais Para que ocorra a interação, comunidade e órgãos de Segurança Publica municipais, com isso obtendo resultados satisfatórios nessa aproximação, já tendo desde a sua posse, atuado em várias localidades.

Cidadão Relatando o seu sofrimento as autoridades presentes a reunião, ocasionado por gangues no seu bairro, onde foi vitimado por agressão física pelos meliantes.

Autoridades presentes, Presidente do CCDS Central (Ismael Pinheiro), comandante da Guarda Municipal de Camocim (Coronel Soares), Sub comandante da Policia militar da 3ª/CIA do 3°/BPM de Camocim (Capitão Charles),Tenente do Ronda do quarteirão de Camocim (Alberdan), Representante do Conselho Tutelar (Chiquinho), Representante da Assembléia Legislativa Municipal de Camocim (Vereador Kleber Trevia).
Comunidade presente na reunião.
Cidadão de 71 anos denuncia para as autoridades presentes q sua residência foi invadida por mais de cinco marginais de gangue para que eles viesse fazer orgia em sua propriedade e o mesmo lutou com todos até chegar socorro da vizinhança.

Grande encontro do CCDS em Camocim

Formação da mesa das autoridades

O grande encontro do CCDS ( Conselho Comunitário de Defesa Social) que tem como presidente o Sr. Cel William Alves Rocha, que foi representado pelo Major Paulo César, no dia 10 de fevereiro na Cidade de Camocim-Ce, e contou comrepresentação de 41 conselhos comunitário de todo o estado do Ceará.
Vários temas como a droga, a violência na escola, o trabalho infantil, a degradação da família, etc foram discutidos pelos participantes que no final deveriam escrever a carta aberta deCamocim.
Além de várias lideranças comunitárias, entre elas o Sr. José Arteiro Ferreira, o representante de Sobral e presidente do Conselho Central, outras autoridades também marcaram presença como: O prefeito Municipal, Corpo de Bombeiros, Capitânias dos Portos, Exército,vereadores, promotor, Sr Ismael,( conselheiro do CCDS de Camocim), imprensa local e de Sobral, representada pelo radialista, blogueiro e correspondente do Diário, Wilson Gomes, entre outros.
Oficiais e praças também se fizeram presente ao evento que contou com a grande participação do Ronda do Quarteirão, onde havia representantes de todos os núcleos da Capital e interior, entre eles, o nosso Supervisor do Ronda da Zona Norte Major Mendonça que fez a doação de 41 exemplares de seu livro " A Polícia do Futuro" para todos os conselhos ali representados.
O Sr Capitão Jadilson, comandava a comitiva de Sobral composta pelo Sgt Vaumirtes,Sd Maxiniano e Sr Arteiro, que assim como o tenente Alexandre do Núcleo de Tiangua,Camocim e Viçosa, além do Capitão Gerardo e demais oficiais e praças, também foram testemunhas deste grande encontro entre os órgãos de seguranças e os parceiros da paz. O Cmt da companhia de Camocim, o Major Assis, em nomes dos militares ali presente agradeceu a participação de todos.
Ainda pela manhã houve um almoço servido no aprazível El Mirador, onde a brisa da princesa do Mar abraçava a todos que se encantava pela sua beleza natural, buscando em seu azul celeste onde o mar beijava o infinito, inspirações para juntos construir um de paz em prol da coletividade.
Texto retirado do blog do Ronada do quarteirão de Sobral.
     Entrada do evento

Coffee -break


Publico aguardando o inicio do evento



             Inicio do evento


Mestre Cerimonial, Tenente Anderson, secretario executivo da proerd da Secretaria de Segurança Publica.


                    Publico presente, representante das entidades.

Militares do Ronda quarteirão


Major Assis Comandante da 3ª Cia/ 3° BPM de Camocim.


Almoço no restaurante El-mirador


Oficina de trabalho

Carta de Camocim

No grande encontro promovido pelo ccds de Camocim, aconteceram oficinas, com os seguintes temas: bulliung, desagregação familiar, violencia e drogadiçãoCrianças e adolescentes em situação de rua, para elaboração da carta aberta de camocim, onde foi enviada para todas as autoridades competentes da Segurança Publica.
Ficou assim definido na carta aberta de Camocim:
PREÂMBULO
Nós, participantes do I Encontro sobre Segurança Pública de Camocim, promovida pelo Conselho Comunitário de Defesa Social de Camocim e com o apoio da Coordenadoria de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará reunidos em assembléia no dia 10 de Fevereiro de 2011, em Camocim - Ceará, concordamos em tornar pública a presente Carta de Camocim para desenvolver ações integradas de prevenção a violência através do fortalecimento da rede de proteção (sociedade civil, Organizações Não Governamentais e Governamentais) e impactar positivamente nas temáticas debatidas (Violência e Drogadição; Violência na Escola; Desagregação Familiar e Crianças e adolescentes em situação de rua) para a promoção da segurança pública para a cidadania.


Reafirmamos a importância deste I Encontro sobre Segurança Pública em Camocim para a construção de um pacto entre a sociedade civil, as Organizações Não Governamentais e Governamentais capaz de promover, com urgência, uma agenda que viabilize as ações propostas na Carta de Camocim/2011, assim como na sua operacionalização permitindo o sentimento de segurança entre a população através de ações concretas do Estado para garantir a cidadania plena.


Cremos na Constituição Federal/1988, quando Da Segurança Pública: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; (obs.dji.grau.3: Competência da Polícia Rodoviária Federal - D-001.655-1995); III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; (obs.dji.grau.3: Conselho Nacional de Segurança Pública - CONASP - D-002.169-1997); V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. E reiteramos a nossa participação, enquanto voluntários da paz, para a construção da cidadania através da educação social e da prevenção a violência e as drogas na implementação da Segurança Cidadã.

Ratificamos nosso interesse e compromisso com a Constituição Federal propostos nesta Carta e a importância de se criar espaços dialógicos, criativos, reflexivos e democráticos, formais ou não-formais, capazes de viabilizar o surgimento de práticas de prevenção a violência, através de ciclos de família, escolas de qualidade e democráticas, fóruns permanentes de debates entre sociedade civil, órgãos da Segurança Pública e dos três Poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo), projetos sociais nas ruas e praças primando por cidadania e justiça social, intensificando políticas públicas de capacitação profissional, trabalho e renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica;


Cremos que a Segurança Pública que ansiamos é aquela que privilegie os Direitos Humanos, pautada no desenvolvimento da compreensão e da condição humana, na cidadania planetária e na ética do gênero humano, podendo assim, colaborar para que os indivíduos possam enfrentar as múltiplas crises sociais, econômicas, políticas e os conflitos intra e interpessoais;


Reconhecendo o papel do Estado, da Sociedade e das Organizações Não Governamentais neste pacto pela Segurança para a Cidadania para o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam com a justiça social, a sensibilidade e a ética, privilegiando a construção de relações horizontais entre individuo/sociedade/natureza e convencidos da importância desta Carta de Camocim, solicitamos especial atenção das autoridades governamentais e da sociedade no sentido de viabilizar, com celeridade, sua consolidação, como condição fundamental para a construção de um cotidiano viável, sem violência e que possibilite projetos de vida para as gerações presentes e futuras.


CONSIDERAÇÕES
Presenciamos um desmoronamento da moral no cotidiano da sociedade contemporânea. Um conflito de valores é imposto aos seres humanos, ficamos nos debatendo entre a lapidação do Ser, tão importante para o equilíbrio da nossa espiritualidade, ou a acumulação de bens para o Ter, tão importante para a sociedade capitalista. Vivemos entre dois mundos, o da desigualdade social para a maioria da população e o da qualidade de vida para os que pertencem as classes abastadas, as conseqüências dessa realidade são os altos índices de homicídios, suicídios, roubos, assaltos, extermínios de menores, estupros, assédios morais e sexuais, conflitos interpessoais, desagregação familiar, desrespeito e violência no trânsito, crescimento do consumo e tráfico de drogas, pondo em risco a sobrevivência humana e a preservação da vida no planeta. Estas crises são expressões de processos provocados pelo modelo neoliberal que gera o individualismo, o assistencialismo, o consumo desenfreado, a depredação de bens naturais, a violência, o autoritarismo e a marginalização social. Sendo assim, necessitamos organizar uma operação de paz para enfrentar o desafio dos vários tipos de violência presentes na contemporaneidade;
Prevalece o modelo mecanicista, individualista e divisor da realidade e do conhecimento presentes nos processos de construção das relações históricas, segregador dos sentimentos e das emoções, estes, tão desejados pelos humanistas que valorizarão os valores éticos, estéticos e espirituais. É necessário estabelecer práticas que sejam referências para a construção da cultura de paz em detrimento a cultura do medo e o sentimento de insegurança que ora vivemos;
A fragmentação da realidade dissolve as dimensões do ser, provocando a geração de conflitos e, conseqüentemente, o sofrimento de crianças, jovens, adultos e idosos ao apresentar um paradigma cruel de injustiça, preconceito e degradação social, contrárias às prioridades individuais, coletivas e planetárias. Urge assumir o dever de primar pela vida e exercitar a cortesia nas relações, exigir das autoridades empenho em minimizar as injustiças sociais e esforço das três esferas de Governo para garantir a valorização e qualificação dos profissionais de segurança pública e intensificar a repressão ao tráfico de drogas e armas no país;
A PAZ é um valor imensurável que deve ser introduzido nas famílias, precisamos ensinar/aprender no lar os primeiros passos para a cidadania, através da prática. Relações horizontais, dialogais e respeito entre iguais afetarão positivamente as relações nos demais grupos sociais;
 A cultura de paz precisa está presente no cotidiano escolar, uma escola dialogal, dialética, democrática e competente, auxiliará na edificação de posturas éticas e justas, capazes de compreender o outro e resolver os conflitos de forma pacificadora, aportada no respeito à diversidade e na promoção dos direitos humanos universais para a cidadania planetária;

Educar para o respeito às diferenças, deixando claro que somos dependentes uns dos outros, privilegiar o respeito e a luta pela dignidade de todos deve ser uma premissa na família, na escola, nas igrejas e em todos os grupos sociais;

O exercício do diálogo, o cuidado com o outro, a humildade, a tolerância e a esperança são condições para que o novo se instaure e promova a civilização da paz;

A Constituição Federal do Brasil, 1988 é considerada como a fonte inspiradora do nosso encontro e da construção da Carta de Camocim. Assim, entendemos que as mudanças e transformações que desejamos dependem do empenho de todos para conquistarmos a Segurança Pública/Cidadã que privilegie a vida e os direitos humanos para a concretização da justiça social.



RECOMENDAÇÕES


1.    Organização de fórum de discussão permanente (calendário prévio trimestral) com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos governamentais e organizações não governamentais e a criação de grupo de trabalho virtual (Rede Social) para enriquecer o debate;

2.    Planejamento anual de projeto que contemple as temáticas do I Encontro sobre Segurança Pública de Camocim (Violência e Drogadição; Violência na Escola; Desagregação Familiar e Crianças e adolescentes em situação de rua);

3.     Criação de política pública que prime pelos Ciclos de Formação Familiar para oferecer as famílias de Camocim, o conhecimento de especialistas e autoridades no empenho de educar filhos humanos, éticos e comprometidos com a vida individual, comunitária e planetária;

4.    Criação de espaços lúdicos para a juventude, onde a espiritualidade, a ética e a estética estejam contempladas nas atividades artísticas, culturais, esportivas promovendo a educação e a saúde comunitária;

5.    Inclusão, através de concurso ou seleção pública, de profissionais para compor equipes multiprofissional (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Direito) que contemplem as escolas através de Núcleos Regionais. Assim como, a capacitação da sociedade civil, conselheiros de defesa social, gestores escolares, educadores e profissionais da educação na Mediação de Conflitos para implementar a mediação de conflitos comunitária e escolar; 

6.    Criação de Centro de Recuperação para usuários, assim como o acompanhamento de familiares por especialistas que possam contribuir para o restabelecimento da afetividade, do respeito e da confiabilidade nas relações;

7.    Criação do Centro Administrativo dos Conselhos Comunitários de Defesa Social articulado com o Programa de Polícia Comunitária do Governo do Ceará -  Ronda do Quarteirão.

8.    Criação de um Pelotão de Polícia Escolar para assessorar as escolas com palestras mensais, projetos de cultura de paz e vigílias nos horários de ingresso e regresso dos alunos, trajeto casa-escola;

9.    Fortalecimento dos organismos colegiados (Conselhos Escolares, Grêmios Estudantis, Conselhos Comunitários, Colegiados de Professores e Funcionários, Associações de Pais e Mestres outros) através de formação, fórum e capacitações que ecoem o paradigma de segurança cidadã: respeito, participação, diálogo, democracia, mediação de conflitos, direitos humanos e bem estar comunitário);

10.  Promover formação para gestores e educadores sobre prevenção à violência e métodos alternativos de resolução de conflitos. A formação dos gestores, docentes e funcionários da escola deverá ocorrer ao longo de sua vida profissional levando-se em conta a pluralidade cultural, religiosa, de gênero e de ideologias vistas para promover a cultura de paz na escola e no entorno. A formação permanente dos docentes contribui para a construção de uma escola cidadã capaz de edificar seres humanos mais cooperativos e felizes evitando processos de fragmentação, dominação cultural, autoritarismo e violência. É responsabilidade de todos os Estados e Governos efetivar a educação continuada dos docentes garantindo-lhes valorização e ascensão funcional para ofertar uma escola pública de qualidade para todos. Só assim, acreditamos na presença de jovens que buscarão a profissão de professor por vocação e tornar-se-ão educadores  competentes tecnicamente e compromissados com a transformação social da nação, capaz de impactar positivamente na vida de cada discente presente na sala de aula;


11.  Fortalecimento da intersetorialidade entre os Órgãos Governamentais e Não Governamentais para aliar forças que possam impactar na prevenção e no enfrentamento as violências e as drogas.  Se a população injeta no Estado altas quantias em impostos é justo acompanhar e exigir deste, ações mais coesas, que delineie a curto, médio e longo prazo estratégias que excluam a insegurança do cotidiano da população;   

12. Oferta de programas de Saúde e Orientação Sexual nas escolas para tratar da prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, da gravidez indesejada, dos métodos anticoncepcionais, da iniciação sexual, dos cuidados com o corpo através da nutrição saudável, do uso de medicação somente com a prescrição médica, etc. O programa deverá ser ministrado por especialistas que possuam, além da competência técnica, visão holística para entender a complexidade de cada adolescente que está recebendo as orientações. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apresentam proposta que norteia esse tema transversal;  

13. Fortalecimento da rede municipal e estadual para um engajamento maior entre os profissionais de saúde e da educação primando por uma rede de proteção capaz de garantir os direitos desses cidadãos no ambiente escolar e entorno. A aliança destes dois seguimentos possibilitará a minimização dos índices de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, uso de métodos anticoncepcionais seguros, etc;

14.   Oferta de maior número de vagas na Educação de Jovens e Adultos para possibilitar o engajamento desse seguimento em cursos profissionalizantes, garantindo-lhes emprego e renda, contribuindo para a minimização da ociosidade, do uso de drogas e dos diversos tipos de violências na comunidade;

15.  Ampliação dos programas sócios educativos para a redução da violência, da mendicância, do trabalho e da prostituição infantil;

16.  Realização de triagem para conhecer a necessidade do município no que se refere aos profissionais de saúde e educação para ofertar vagas, através de concurso ou seleção pública, e aumentar os recursos humanos buscando prestar serviços de qualidade a população;

17. - Criação de comitê em reuniões do CCDS;

18. Intensificação da relação família e escola vislumbrando uma escola mais democrática e sintonizada com a cultura local. A escola cidadã é aquela que respeita a história e a cultura do discente, da família e da comunidade e ofereci conhecimentos que possam agregar novos saberes a esta vivencia contribuindo na solução de desafios existentes na realidade social;

19. Fortalecimento e ampliação do CAPS A/D com a aquisição de especialistas e outros profissionais capacitados para a qualidade do serviço prestado a população;

20. - Construção de uma clínica de preparação.

21. Mapeamento das áreas com incidência de mendicância para potencializar as ações sócio – educativas primando pelo resgate da identidade e da auto estima das crianças e jovens nesta situação promovendo o engajamento em programas sociais do Governo Federal, Estadual ou Municipal;

22.  Criar Campanhas Educativas permanentes para sensibilizar a comunidade no combate a mendicância, evitando a esmola, principalmente, a crianças e adolescentes, acionar o Ministério Público Estadual para a realidade deste fenômeno crescente em Camocim;

23.  Ampliação do Programa Mais Educação, do Governo Federal, nas escolas municipais de Camocim, vislumbrando o sucesso da aprendizagem, o decréscimo nos índices de repetência e evasão e a ociosidade no cotidiano da criança e do adolescente. O Programa possibilita o aumento da oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades oferecidas no contra-turno possibilitando: a prática do acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica;

24. - Ampliação do número de vagas nas escolas profissionalizantes possibilitando processos educacionais baseados na aprendizagem crítica, técnica e criativa para a construção de um projeto de vida que permita ao discente fazer escolhas pessoais, a curto, médio e longo prazo. Os cursos deverão atender a demanda vocacional da Região Norte para oferecer competências profissionais e éticas aos discentes para atender ao mercado de trabalho, garantindo-lhes estágios e experiência para exercer suas habilidades com eficiência e eficacia;

25. Criação de grupos de trabalho para desenvolver ações de prevenção e combate ao trabalho infantil junto às famílias que expõem seus jovens a este risco;   

26. Elaboração de projetos com formação de convênio entre órgãos governamentais e empresas privadas para absorver os jovens que se encontram nesta condição de vulnerabilidade para inseri-los em programa de capacitação, emprego e renda;


27. Organização de projetos que incrementem a participação da sociedade na reinserção social dos adolescentes autores de ato infracional. Para tanto será necessário que haja capacitação dos voluntários para conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente e aprofundar-se na psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente;

28.  Intensificar projetos e ações de prevenção ás violências e às drogas e exigir do Governo Federal e Estadual ações de Inteligência que possam impactar eficazmente na repressão ao tráfico de drogas. A Polícia Militar e Civil do Ceará, a Polícia Federal e Rodoviária Federal, assim como a Marinha, Exercito e Aeronáutica são órgãos competentes para agregar esforços e combater e reprimir o tráfico de drogas e armas no país. 

Oficina para elaboração da carta aberta de Camocim