sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que é um CCDS

O CCDS é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro ou localidade, cujo principal objetivo é participar, ativamente, na solução dos problemas de defesa social, apoiando e auxiliando a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa social).
O CCDS é formado por três segumentos: um conselho deliberativo organizado por representantes de diversas instituições (PM, BM, PC, Poder Judiciário, Ministério Publico, dentre outros); uma diretoria executiva eleita pela comunidade para o mandato de dois anos constituida por um Presidente, Vice - Presidente, Primeiro Secretario, Segundo Secretario, Diretor de Direitos Humanos, Diretor de Relações Publicas, Diretor de Patrimônio e Conselheiros Fiscais, Um conselho Consultivo tomado por dez integrantes que acompanharão as realizaçoes da Diretoria Executiva.

Os Beneficios trazidos para a comunidade com a criação do CCDS são: 
* Trabalhar em prol da segurança dos moradores, auxiliando os orgãos da Segurnaça Pública na manutenção da ordem pública, com o objetivo de oferecer a tão almejada paz e tranquilidade sociais.
* Organizar os moradores do local com vistas a defesa de seus interesses junto aos poderes publicos, garantindo assim a satisfação dos anseios e necessidades existentes.
* Incentivar o bom relacionamento da comunidade e lideraças com a Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil, bem como com as demais instituições públicas.
* Desenvolver um trabalho auxiliar de combate as causas da violencia, criminalidade, prostituição, uso e trafico de drogas e quaisquer atividades que venham a perturbar o equilibrio da Segurança Publica.
* Promover e requerer, se necessario, junto a SSPDS, orientação parapalestras, coferencias, foruns de debates, campanhas educativas e culturais que orientem a comunidade para promoção da auto defesa e para exercicio da cidadania.

As principais atribuições do CCDS são:
* Estabelecer uma aproximação da comunidade com os orgão da Segurança Publica.
* Preparar o cidadão e capacita-lo a utilizar os recursos de Segurança que o governo lhe coloca a disposição.
* Permitir a população participar, fiscalizar, reivindicando e oferendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Publica.
* Permitir que os orgãos de Segurança e demais orgãos governamentais evoluam a medida que a comunidade solicite sua atuação.
* Desenvolver a confiaça da população nos orgãos de Segurança Pública.
* Auxiliar no combate as causas da violencia e da criminalidade.
* provover campanhas de assistencias e recuperação das vitimas de violencia.
* Identificar os problemas que posssam aflingir as comunidades e buscar soluções antes que se agravem.
* Efetuar levantamentos das areas de riscos de acidentes, sugerindo medidas acauteladoras, visando preveni-los ou minizar seus efeitos.
* Levar diretamente as autridades as reivindicaçoes e queixas da comunidade.

Para o desempenho de suas atividades, as Diretorias dos Conselhos Buscarão na Propria comunidade os recursos necessarios a manutenção. Tal pratica, alem de dispertar o espirito de solidariedade e interesse pelas coisas que lhes dizem respeito, lhes proporcionará também mais personaliodade e autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário